
O Núcleo conta com a participação de nove pesquisadores doutores vinculados ao Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO, com trabalhos reconhecidos no campo da pesquisa e da crítica.
O Núcleo conta com a participação de treze pesquisadores doutores vinculados ao Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO, com trabalhos reconhecidos no campo da pesquisa e da crítica.

José da Costa
​
Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), José da Costa é Pesquisador do CNPq e Professor adjunto nÃvel 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Atua também no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Criou e dirigiu projetos teatrais como o Grupo Mergulho no Trágico (Rio de Janeiro: 1988-1994) e o Núcleo de Investigação Teatral do Departamento Cultural da UERJ (1998-2000), no qual atuou como encenador e dramaturgo. Dedica-se à dramaturgia e à cena contemporâneas, à intertextualidade e ao teatro brasileiro do presente, especialmente no que tange aos modos de subjetivação agenciados pelo teatro e ao teor polÃtico da cena atual. É autor de diversos ensaios publicados em periódicos especializados e em livros coletivos. Publicou também o livro individual intitulado "Teatro Contemporâneo no Brasil: criações partilhadas e presença diferida" (Rio de Janeiro: Editora 7LETRAS, 2009), contemplado com o AuxÃlio-editoração da FAPERJ (Agência de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Vanessa Teixeira de Oliveira
Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Teatro pela mesma instituição (2004) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e teoria do teatro, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e pintura, teatro e artes visuais, dramaturgia. Além das atividades de pesquisa e ensino, tem experiência na área de gestão pública como Coordenadora de Fomento Direto da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) (2008-2012).

Ana Bernstein
Ana Bernstein é Doutora em Estudos da Performance (New York University), Mestre em História Social da Cultura (PUC-RJ) e Bacharel em Artes Cênicas - Teoria do Teatro (UNIRIO). É pesquisadora e professora de História da Arte e Estética e Teoria do Teatro na Unirio, trabalhando principalmente com os seguintes temas: corpo e arte, teoria da performance, estudos de gênero, cultura visual, teoria do teatro e crítica. Além das atividades de pesquisa e ensino, tem trabalhado extensivamente como tradutora de teatro, produtora cultural, curadora de eventos e festivais e fotógrafa.

Inês Cardoso Martins Moreira
Possui graduação em Artes Cênicas - Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Desenvolveu a pesquisa “Algum um é alguma coisa: construção e desconstrução de identidades em Gertrude Stein” com bolsa de Pós- Doutorado Recém-Doutor (FAPERJ), na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em artes, com ênfase em interpretação teatral, atuando também nos seguintes temas: história do teatro, análise de dramaturgia, pesquisa e tradução.

Flora Süssekind
Flora Süssekind trabalha como professora associada no curso de Estética e Teoria do Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é autora, entre outros livros, de Tal Brasil, qual romance?, Literatura e Vida Literária, Cinematógrafo de Letras, Papéis Colados, A Voz e a Série e O Brasil nao é longe daqui. Tem focado seus estudos em historiografia literária e teatral, na cultura oitocentista brasileira, na produção cultural contemporânea, nas relações entre as artes e entre arte e técnica, e em formas diversas de intervenção crítica.

Danrlei de Freitas Azevedo
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em História Social da Cultura pela PontifÃcia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em História Social da Cultura pela PontifÃcia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Estética, Teoria da Arte e Teoria do Teatro.

Leonardo Munk
É Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua no Departamento de Teoria do Teatro e na Escola de Letras. Dedica-se aos estudos de teoria do teatro e literatura comparada, com ênfase em cultura de língua alemã. É autor do livro “A Viena de Arthur Schnitzler: variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão” (Editora E-papers, Rio de Janeiro, 2008), artigos publicados em antologias, revistas acadêmicas e jornais de notícias. É membro do grupo de pesquisa Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens na Linguagem Teatral.

Maria Helena Werneck
Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Maria Helena Werneck é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde atua em cursos de graduação e pós-graduação em Teatro (PPGAC) e em curso de licenciatura e bacharelado em Letras. Foi Diretora da Escola de Letras, curso implantado em março de 2010. Coordenou, no Brasil, o Projeto Texto e Imagem: perspectivas críticas para a investigação em Artes Cênicas. Cooperação Internacional CAPES-FCT, entre a UNIRIO, a USP e a Universidade de Lisboa, de 2008 a 2010. Participou, de 2009 a 2011 do Projeto Integrado PUC-FAPERJ Poéticas do cotidiano no contexto lusófono, integrando equipe constituída também pelos Profs. Drs. Izabel Margato (Coordenadora), Alexandre Montaury, Renato Cordeiro Gomes e Eneida Leal Cunha. Tem experiência nas áreas de Letras e de Teatro, com ênfase nas especialidades: história literária, literatura brasileira, Machado de Assis, história do teatro, teatro brasileiro, teatro português e dramaturgia. É Pesquisadora 1D do CNPq e organizadora (com Maria João Brilhante) do livro “Texto e Imagem: estudos de teatro” (Rio de Janeiro, Editora 7Letras, 2009).

André Gardel
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado em Teoria do Teatro (2010) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto do Departamento de Letras, do Curso de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) e do PPGAC (Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. É, ainda, um dos líderes do Grupo de Pesquisa Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens na Linguagem Teatral do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. É parecerista AD HOC do Sistema inFaperj.

Márcio Freitas
Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, defendeu sua tese em 2017, sob a orientação da profa. Flora Süssekind. É ator, formado pela Casa das Artes de Laranjeiras. Fundou o grupo teatral Teatro Número Três, com o qual foi autor e diretor dos espetáculos Sem falsidades (2011), Pequenas biografias (2014) e Viagem a Nova York (2018). Foi editor assistente das revistas O Percevejo Online, do PPGAC-UNIRIO, e da revista Folhetim Teatro do Pequeno Gesto. Na pesquisa de Iniciação científica investigou transposições da literatura para o teatro. No Mestrado, pesquisou poéticas da voz no teatro brasileiro contemporâneo. No Doutorado, investigou o teatro documental e autobiográfico. Desde 2018, é pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, com bolsa da CAPES e supervisão da profa. Maria Helena Werneck. Atualmente, é também professor substituto do Departamento de Artes Teatrais da EBA-UFRJ. Em 2021, lançou o livro "Desvios de mim: autorrepresentação e cena teatral contemporânea", fruto de sua pesquisa de doutorado.
.jpeg)
Claudio Flores
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Literaturas de língua francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutorado em Teatro na UNIRIO (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. É professor adjunto no Curso de Estética e Teoria do Teatro. Foi professor substituto no Departamento de Artes Corporais da UFRJ entre os anos de 2007 e 2013 e no Departamento do curso de Artes Cênicas da UFRJ entre 2017 e 2018.

Marina Vianna
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012).Professora Adjunta do Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, em regime de Dedicação Exclusiva, na área de conhecimento/Disciplina Linguística, Letras e Artes/Teatro/Estética do Teatro/teorias e Leituras do Espetáculo/Teorias e Leituras de Interpretações/Fundamentos da Expressão e Comunicação Teatral/História da Arte Clássica/História da Arte Moderna/Leitura de Arte.

Angela Materno de Carvalho
Possui Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ -1997), Mestrado em Teoria Literária pela UFRJ (1989) e Graduação em Letras (Português-Literaturas) pela mesma instituição. Atualmente é Professora Associada - nível 4 - da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua no Curso de Estética e Teoria do Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Tem experiência nas áreas de Letras e de Artes, com ênfase em teatro e dramaturgia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: estéticas do teatro, teatro e outras artes, estudos e teorias da imagem, teatros moderno e contemporâneo, relações entre voz, imagem e escuta nas escritas cênicas e dramatúrgicas.